terça-feira, 4 de setembro de 2012

Resgatando os Valores Perdidos no Lar!


Introdução:
                O lar tem experimentado uma fúria muito grande do maligno. Famílias inteiras tem se desintegrado, devidos estes ataques que ele tem lançado contra ela. Eu e você somos desafiados por Deus à lutar, afim de vermos a restauração chegar nas famílias, e elas viverem tempos de bênçãos na presença do Senhor.

I – O QUE ENTENDEMOS COMO LAR?

O lar é o lugar onde mora uma família (Pv.31.10-31). Uma casa vazia não é um lar. Um apartamento onde residem três moças juntas, não é um lar. Uma pensão onde moram três rapazes, não é um lar. Um lar tem início com o marido e esposa; mais tarde, incluindo filhos. De acordo com o plano divino, o lar é o lugar onde vários membros de uma só família moram juntos.

1 – O lar é representado pela família.

            O lar por ser representado pela família,  precisa ser bem ajustado e equilibrado, ainda mais quando trata de um lar cristão. Devido o lar ser cristão, subentende-se que Cristo deva ser o centro deste lar (Mc.10.9; Mt.19.6)
.
2 – A família é a célula mãe da sociedade.

A  sociedade   é  constituída  por  lares  e    famílias,  quando  as  famílias   são  bem estruturadas, com certeza a sociedade terá um reflexo positivo entre o seu povo. A família é portanto  uma  organização  criada  por  Deus e sobrevive aos terríveis ataques do diabo ao longo dos séculos.

3família é a primeira instituição criada por Deus Gn.2.21-24; Mt.19.1-12.

Deus  é o grande arquiteto da família, ao observar que o homem  estava só, seu desejo foi presentear a Adão com uma linda mulher, que apartir daquele momento passaria ser sua companheira e estaria com ele para cumprir os desígnios de Deus. Por ser instituída por Deus a família vem sofrendo ataques de todos os lados da parte do maligno  abortos, adultérios, homicídios, lesbianismo, homossexualismo, divórcio, etc. Por isso urge que os jovens cristãos, estejam prontos para resgatar estes valores tão importantes, que ao longo do tempo tem se perdido.

II – O DIABO É O INIMIGO NÚMERO UM DA FAMÍLIA. 

Infelizmente  tem  muitas  famílias  que  estão nas  mãos do adversário de Deus. Ele começou no Éden, e hoje continua lutando para  destruir  esta obra prima  que   Deus  criou com tanto  prazer.
                                                                                                                                                                    1 – Trouxe a morte espiritual e física ao primeiro casal Gn.3.1-15.

O diabo, quando percebe que está perdendo o terreno, procura todos os meios para atrapalhar a comunhão do ser humano com o seu criador. No Éden de forma bem astuta encontrou uma oportunidade para enganar ao casal. Cuidado! tudo que ele coloca as mãos morre. Através da sua artimanha, o primeiro casal perdeu a sua casa, no paraíso de Deus. Hoje ele continua trazendo as maiores mazelas as famílias. Que Deus abençoe-nos, para suportarmos, e resistirmos aos ataques do maligno (Jo.10.10).


2 – Causou a primeira perda na família Gn.4.8.

Quando a família esta bem alicerçada, o argui inimigo de Deus, vai procurar de algum jeito, trazer dissensões que ocasionem nela “o racha”. Foi assim com os irmãos Abel e Caim. Por não aceitar que o ser humano adore a Deus, ele incitou Caim usando uma das armas mais terríveis que existe, a inveja. Através deste sentimento que teve origem com ele mesmo, levou Caim  matar o seu próprio irmão. Que Deus nos guarde para não cairmos nas  ciladas que ele arma contra nós! Amém!

3 – Tentou matar o Sonhador e os seus sonhos Gn.37.24.

            Todos tem sonhos, porém quando sonhamos o que é a vontade de Deus para nós e compartilhamos com alguém, certamente teremos apartir dali um adversário que fará de tudo para que este sonho não se concretize. José sonhou o sonho que mudaria a história de sua vida, e culminaria com a preservação da linhagem terrena do nosso Cristo. Mas uma vez vemos o inimigo da família querendo frustrar mais um plano de Deus. Deus por estar no controle da situação  transformou o que eles pensavam ser um fracasso para José, em bênçãos para toda a sua família e geração (Gn.47.1-12).

III – POR QUÊ O DIABO TENTA DESTRUIR A FAMÍLIA?

            Uma vez que as famílias estejam sofrendo alguns danos, isto refletirá na sociedade; porém é a igreja do Senhor que sofrerá maiores danos.

1- A igreja enfraquece. 2Sm.11.

A igreja é constituída de famílias, quando alguma não vai bem, e tem problemas, a igreja também viverá estes mesmos problemas, porque o culto que oferecemos a Deus na igreja é a continuação do viver diário entre família. Se a família vai mal, a igreja também passará por momentos de grandes dificuldades. 
                                                                                                                                                
2-     Cessará a geração de Profetas e Ministros do Senhor.

Um lar sem uma boa estrutura, com cada parte indo para um lado, dificilmente resistirá. Em se tratando da igreja do Senhor, ela não conseguirá sobreviver, porque os seus membros não terão  equilíbrio emocional, com isso “a safra” de Profetas e Ministros genuínos do Senhor, aos poucos se desfarão e os que sobrarem em sua maioria serão obreiros despreparados emocionalmente para a obra.

3-     Cessará a perfeita e sincera adoração a Deus.

Quando vivenciamos algum entrave, as consequências são imediatas, chegamos na igreja e não temos força sequer para adorarmos ao Senhor. Quando trata da parte emocional piora mais ainda, devido os sentimentos estarem aflorado. Vivendo traumas na família, dificilmente este crente conseguirá oferecer a Deus perfeita adoração.

IV – COMO RESGATAR OS VALORES PERDIDOS NO LAR?

A receita que precisamos para resgatar os  valores perdidos no lar, consiste em ter Cristo como agente que nos dará armas espirituais, para defender e guerrear no campo espiritual contra o grande inimigo da família.

1 – Tendo compromisso com Deus e a família.

            É comum na família um ver o erro do outro, e não admitir as suas falhas (Mt.7.3). Agindo desta maneira a família irá lentamente entrar num desgaste . Para que isso não ocorra cada crente que pertence a um lar crente ou não, precisa assumir a posição de sacerdote (1Pe.2.9) daquele lar diante de Deus .Ele será o responsável espiritual para conduzir este lar à presença de Deus; e aos  participantes deste lar  a  necessidade de ter comunhão  com Deus.

2 – Tendo Cristo como o centro da família Jo.2.1-11.

            Cristo deve fazer parte da família. Lembremos de que Deus criou a família, e mas tarde Jesus principiou  seu ministério publicamente numa festa de casamento, operando o milagre da transformação da água em vinho. Jesus foi convidado para estar na festa do casamento, mas é imprescindível que o Senhor faça parte de todo o dia dia da família. O vinho na Bíblia tem um simbolismo de alegria, imaginemos então, se Cristo não tivesse sido convidado para aquela festa de casamento, ele já teria começado de modo frustrante. Durante a festa o vinho acabou, que tristeza seria para aquele casal, começar nas bodas uma vida  conjugal, cujo a alegria não havia mais. Graças a Deus a pessoa certa havia sido convidado, e não faltou. É assim mesmo Cristo quando convidado por nós, jamais deixará de cumprir na família, aquilo que é bom para o seu maior crescimento.

3 – Lutando para viver sob o domínio do Espírito Santo.

Para que tenhamos lares bem ajustados, o jovem  cristão precisa antes do casamento, buscar a presença do Espírito Santo, afim de que possa fazer uma boa escolha do seu cônjuge, que resulte numa família abençoada, e próspera, e Ele  se convidado entrará na família, promoverá um ambiente propício para que as bênçãos de Deus chegue a este lar.

Conclusão:

            Cabe aos lideres incentivar os membros de suas igrejas buscarem ao Senhor, para resgatar no meio da família aqueles valores perdidos. Precisamos do amado Espírito Santo para mantermos no nosso lar os valores bíblicos, e não deixarmos seduzir pelas ofertas que o nosso adversário tem oferecido as famílias.


Nenhum comentário:

Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook