segunda-feira, 10 de junho de 2013

Talento não se Enterra!

Talento não se enterra!

“Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor”. Mt. 25. 14-18

Jesus conversando com os seus discípulos, propôs uma parábola acerca dos talentos que um homem ao fazer uma viagem entregou aos seus servos. A um ele deu cinco, a outro dois e por fim ao ultimo deu um talento; com a promessa de que eles teriam que prestar contas quando ele voltasse da sua viagem.
Aquele que recebera os cincos, usando de fidelidade para com o seu senhor, trabalhou e conquistou mais cinco talentos para ele. A nossa vida cristã também é assim, recebemos do Espírito Santo talentos para trabalharmos na sua obra.
Estes talentos são dados mediante a necessidade e utilidade na vida de cada obreiro. Aqueles que tem um maior preparo com certeza estarão com condições de receber um pouco mais do que aqueles, que não tem nenhum preparo. Se ele tem condições irá trabalhar e conquistar outros com aquele que recebeu.
De igual modo aquele que recebeu dois, dentro das suas possibilidades trabalhou e conseguiu dobrar. Não podemos esquecer que o intuito desta parábola não é criar animosidade entre os irmãos, mas que cada um trabalhe aquilo que recebera da parte do Senhor para benefício da sua obra. Quem recebeu o talento não pode deixar de modo que venha prejudicar a casa do Senhor.
 Na Igreja do Senhor, nem todos serão pastores, doutores, mestres, apóstolos, reverendos ou até como muitos costumam dizer: “Membros de bancos”- cada tem um chamado específico que precisa desenvolver. Não adianta tentar sobrepor os outros, cada um precisa ficar, permanecer na sua posição.
Aquele que recebera um talento, poderia ter seguido o exemplo dos demais e também ter conquistado outro; mais infelizmente não foi isto que aconteceu, preferindo-o enterrar aquilo que recebeu. Quantos que ao receber algo do Senhor, não valoriza abre mão de qualquer maneira, sem preocupar-se com as consequências. Lembro-me do filho de Isaque,  Esaú, recebera por direito o titulo de primogênito, posição de destaque na família, mas com a fome veio a desistência ser chamado primogênito; trocou a sua primogenitura por um guisado de lentilhas. Voltando ao texto vemos pessoas que fazem exatamente assim, no primeiro embate desistem e enterram o que recebeu da parte de Deus.

“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. Mt. 25.23

Enquanto estamos trabalhando não é o problema, o que vai acarretar uma situação pior é quando terminarmos o nosso tempo de trabalho e o nosso “patrão” nos chamar para o acerto de contas. Aqueles que foram fiéis e conseguiram conquistar novos talentos ouvirão a expressão linda que diz assim: “ Como foste fiel no pouco sobre muito te colocarei”. Que palavra linda de ser ouvida, agora por outro lado aqueles que tem ao longo do tempo sido negligente com aquele talento que recebeu, receberá também uma sentença, com uma diferença esta não é boa de ser ouvida “ Servo mau e negligente, porque não foste fiel aquele talento que recebeu, será amarrado e lançado nas trevas exteriores, ali haverá pranto e ranger de dentes”.

“Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. Mt. 25. 24-30

Pense e reflita nisto Deus não nos chamou para a condenação, porém para estar com Ele por toda a eternidade.




Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!