segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Armadura de Deus:"A Couraça da Justiça"

VESTIR A COURAÇA DA JUSTIÇA

... “E vestir a couraça da justiça” Efésios 6.14

 I- QUAL ERA A FUNÇÃO DA COURAÇA?

Nos dias do A. T. era de costume todos os guerreiros usarem a couraça, pois esta era parte integrante, do seu equipamento de guerra.(I.Sam.17.38,39).

1- Proteger a parte vital do soldado.

O soldado que ousasse ir para a guerra sem a couraça já estava quase que morto, porque era vulnerável ao ataque do inimigo . Da mesma forma o crente quando esquece de vestir a couraça da justiça, é como se ele dissesse que não precisa da justiça de Cristo em sua vida, neste caso ele quer ser justificado pelos seus próprios méritos, e estar sujeito ser vencido pelo adversário.

2- Garantir ao soldado a possibilidade de sobreviver ao golpe do inimigo.

Quando entendemos que estamos no campo de batalha, é fundamental que estejamos com a proteção possível. De todos os lados vem os golpes, e se não estivermos com a couraça da justiça presa; bem firmada junto ao nosso peito, ela pode até atrapalhar a necessidade de uma ação mais ágil, ou seja caso o crente venha retirar do seu coração, esta certeza e confiança que foi justificado por Cristo, ele perde a razão da sua fé, ficando facilmente a mercê do adversário. Por isso que é muito importante que cada crente no seu viver diário verifique como está presa a “couraça da justiça” em sua vida.

3- Evitar que o seu tórax fosse alvo de ataques.

Em todos os tempos embora não tenhamos um relato pormenorizado o coração foi sempre o centro da vida, sendo um alvo fácil se este não estivesse protegido adequadamente. A couraça protegia o soldado caso este fosse para a frente de batalha e tivesse contato direto com os soldados inimigos. O crente como soldado de Cristo, que participa diretamente da batalha, precisa estar com a couraça da justiça para proteger o seu coração.(Rm.10.10).

III- QUEM RECEBE A COURAÇA DA JUSTIÇA?

 Para que haja o recebimento da couraça da justiça é necessário a “conversão” , “o novo nascimento”, que proveniente da Palavra de Deus. 

1- Todos que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador.

Para que o homem possa receber a couraça da justiça, ele é convidado por Cristo, para tomar uma decisão que pode mudar para sempre a sua vida. Este convite requer de todo aquele aceita atendê-lo, a renuncia pessoal. Quantos vivem justificando a si mesmo, por meio dalguma coisa que fizeram no passado a alguém; lembremo-nos portanto que a “a salvação não vem de vós é dom de Deus”.(Ef.2.8).

2- Todos que são justificado pela fé em Cristo.(Rm.5.1).

Quando falamos de justificação por intermédio de Cristo, estamos declarando a obra salvívica que Ele consumou na cruz. O escritor aos Romanos diz que: “Sendo pois justificado pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor e Jesus Cristo; Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Rom.5.1,7,8. A acusação que repousava sobre nós, era a condenação eterna, onde todos estávamos encerrado sob a maldição do pecado.(Rom.3.23). Cristo ao assumir a condição de Salvador da humanidade, também levou o pecado de cada um sobre si.(Is.53.5,6). O homem estava condenado; Cristo assume o seu lugar, libertando-o da sentença do pecado e da morte, tornando-o livre da acusação que era sobre ele.(Rom.5.20,21). Por isso agora este homem transformado pelo Evangelho, pode vestir a couraça da justiça.

III- QUAL É A FINALIDADE DA COURAÇA DA JUSTIÇA?

A couraça da justiça tem como finalidade entra outras coisas, proteger o coração do crente, não permitindo que os venenos das heresias entre em nosso coração e também os sentimentos contrário a cruz de Cristo.

1- Proteger o coração do crente.

Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.Pv.4.23. Eis aí algumas saídas da vida que precisamos guardar: 
  • a) Saída do Amor. O amor é a base que sustenta todo o alicerce da fé cristã.(1Cor.13.13). Caso a saída do amor seja obstruída, tal pessoa terá dificuldades de relacionamentos e também o seu coração será transformado em pedra, sendo necessário um milagre para que este tenha novamente o coração de carne.(Ez.11.19). 
  • b) Saída do Perdão. O perdão é uma dadiva dada por Deus aos seus filhos. Todo crente precisa manter a saída do perdão liberada. Quantas vezes devemos perdoar?.(Mt.18.15-22).Quem não perdoa corre o risco de ter o seu acesso junto ao Pai interrompido e pode morrer espiritualmente.
  • c) Saída da Salvação. Precisamos crer e confiar nas promessas de Deus que é para todo o salvo. Esta confiança que somos salvos esta enraizada em nosso coração através do Espírito Santo. Aqueles que não tem a certeza da sua salvação é porque a perdeu “Visão do Caminho”; a estes a Bíblia aconselha: “Aquele que perseverar até o fim será salvo”.(Mt.24.13). 
  • d) Saída da Fé. A fé nasce no coração do crente, e precisa ter uma sintonia direta com o Espírito Santo, para que esta seja validada e possa cumprir todos os seus propósitos: salvação (Ef.2.8), justificação (Rm.5.1), santificação (At.26.18), proteção contra o inimigo (Ef.6.16), operação do impossível (Mt.21.21) através do Espírito (Ico.12.9). Usemos pois a couraça da justiça, para mantermos-nos todas as saídas da nossa vida bem guardada e protegida.


2- Não permite que os venenos das heresias entre no coração do crente.

Diariamente somos atacados por todos os lados pelas heresias, que os homens amantes de si mesmo tem lançado contra a humanidade.(Cl.2.8; 2Pe.2.1-3; IJo.4.1). Para vencer estes ataques é de suma importância que estejamos fundamentados na Palavra de Deus, e vestir a couraça da justiça que protegerá cada um de nós, contra estes terríveis ardilosos ataques que as vezes quase não percebemos.(Mc.13.22).

Conclusão. 

Estejamos atentos olhando com a nossa visão espiritual, tudo aquilo que não procede de Deus, e pode causar danos irreparáveis a nossa vida. Vistamo-nos da couraça da justiça e saíamos para guerra. Amém!!

Um comentário:

Unknown disse...

Miito edificante e bem compreensível seus estudos Pr.Volmir Ribeiro gostei e esta me ajudando bastante bem pratico e biblico seus argumentos.Ev.Jorge Moura Gravatai R G S

Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!