segunda-feira, 2 de julho de 2012

A Armadura de Deus - "Calçar os Pés na Preparação do Evangelho da Paz"




Capítulo 3

 CALÇAR OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ


E calçado os pés na preparação do Evangelho da Paz”
Efésios 6.15

I-       QUAL É A FINALIDADE DO CALÇADO?


Existem calçados de todo o tipo e gosto, elegantes, bonitos, extravagantes, caros, baratos, etc. Porém na realidade isto não tem muito valor, se não couber no nosso pé. O importante é calçar um sapato adequado que vai:

1-Evitar a contaminação do corpo através de doenças.

É importante saber que os pés precisam relaxar um pouco, respirar longe dos sapatos , todavia é perigoso andar totalmente descalço devido a enorme possibilidade de ter contato com “águas contaminadas”. O crente quando esquece de calçar o sapato espiritual , ele corre o risco de ser contaminado com as doenças que envolve o mundo espiritual, doenças estas que pode transformar um crente forte, em um crente raquítico espiritualmente. Estejamos calçados , e não correremos o risco de ser contaminado pelo mundo.

2-Proteger de acidentes.

Quem nunca tropeçou, com certeza todos já tropeçamos. Quando estamos de chinelo os pés ficam desprotegido e estar mais sujeito ser ferido do que se estivermos de sapatos. Por isso o estrago é bem menor quando estamos bem calçados. O inimigo tem colocado obstáculos a nossa frente e as vezes quase não percebemos, mas graças a Deus, que nos dá vitória em nome de Jesus (Ico.15.57); e o crente que se mantém sempre calçado com o Evangelho da Paz, passa por estes desafios sem contudo ter fratura maior.

3-Facilita na caminhada.

Em todo o instante é grande a necessidade de estarmos bem calçado para vencer cada tipo de desafio diferente que se apresenta.
Nós não conseguiremos andar descalços no asfalto da vida, porque traríamos conseqüências irreparáveis aos nossos pés, e consequentemente a todo o corpo, precisando quem sabe ser até  submetido a cirurgias reparadoras. Do mesmo modo quando o crente quer andar sem o sapato espiritual, ele esta sujeito a atrair para si, situações que pode trazer resultado desastrosos para a sua vida. Se estivermos num país, onde a temperatura atinge vários graus negativos, sem uma bota (calçado) adequada,  poderíamos até correr o risco de ter os nossos pés  amputados, devido a necrose. Assim existe muita gente que se diz cristão mas na realidade já está congelado com o formalismo e legalismo deste mundo. Se o apostolo Paulo conhecesse um crente deste tipo ele diria: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja boa agradável e perfeita vontade de Deus”.(Rm. 12.2).

II-    POR QUE CALÇAR OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ?
A  igreja do Senhor precisa ser conscientizada, da grande e mais sublime tarefa que ela tem, que é proclamar o Evangelho de Cristo  a todas as pessoas que ainda não ouviram falar D`Ele. Sendo de suma importância a necessidade de ama preparação maior e mais estruturada. Porque:

1-Precisamos ter consciência de nossa chamada.

Quando Cristo cita aquele versículo que esta inserido no Livro de João: “ Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém  vem ao Pai senão por  mim ”, Ele estava dando-nos uma idéia de qual seria a dimensão de nossa caminhada. Uma vez conhecendo “o Caminho”, cada um precisa entrar nele, e caminhar por ele; e nessa caminhada alguns se perdem por não aceitarem os conselhos de Cristo, e insistirem em viver como acha  melhor .
O crente que calça os pés na preparação do evangelho da paz, sabe qual é a sua responsabilidade no corpo de Cristo e também a carência de andar sob a orientação do Espírito Santo, sem se desviar nem para direita e ou esquerda, mas olhando para Jesus o autor e consumador da nossa fé.(Is.30.21;Hb.12.2).
Quando estamos cônscios da nossa caminhada, iremos viver a necessidade de com um testemunho genuíno de verdadeiro cristão, anunciar  Cristo a todos os necessitados.

2-Precisamos de base para fazer o que é espiritual.

O próprio texto diz: Na preparação...,todos que almejam “sucesso espiritual”, deve ter uma estrutura firmada numa base sólida, quem não conhece a história da casa que foi construída sob a areia e não agüentou o mover das ondas e ruiu. O que aconteceu a esta casa? Não precisa ser um engenheiro para responder, o que ocorreu é que ela estava edificada num local impróprio e não tinha um bom alicerce. O crente que está calçado, não será destruído e levado por qualquer vento de doutrina.(Ef.4.14). Entretanto permanecerá sendo fiel aquele que o chamou para a sua obra.(Rm.1.6).

III-  COMO PODEMOS CALÇAR NOSSOS PÉS.

Para calçarmos os pés na preparação do Evangelho da Paz é necessário que observemos alguns requisitos importantes que levará cada um a fazer uma análise sintetizada da sua vida como servo do Senhor Jesus. Vejamos alguns desses requisitos:

1-Despindo do velho homem.

Quando falamos do velho homem, é uma referência feita aos padrões e costumes que ele tem antes de sua conversão (Cl.3.5-9), o apostolo Paulo adverte os crentes de Colosso que não vivessem como antes de sua conversão, mas que demonstrasse no seu viver diário a transformação que aquele que aceitou a Cristo como seu Salvador tem, que é viver em novidade de vida (Rm.6.4), pensando nas coisas que são de cima(Cl.3.2).

2-Reconhecendo que  só é possível através da Palavra.

A Palavra de Deus é a principal fonte que dá ao cristão condição suficiente de estar bem calçado (alicerçado na fé cristã), a Palavra que é a base para  a  edificação do templo do Espírito Santo, é que, encoraja(Js.1.1-9 ), alimenta(Mt.4.4; Sl.119.103), protege (Sl.91), guia e ilumina (Sl.119.105), edifica (Mt.16.18), aponta o caminho para o céu(Jo.14.6 ), e muito mais.

Conclusão:
Para que cada crente possa realmente ser sadio espiritualmente com base na vida cristã, e relevante que ele esteja calçado na preparação do evangelho da paz. Amém.


Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!