domingo, 2 de setembro de 2012

A Armadura de Deus:"O Escudo da Fé"

O ESCUDO DA FÉ

Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios 6.15.

 I- O QUE É O ESCUDO DA FÉ?
O escudo da fé, como parte integrante do uniforme do soldado, é a proteção que lhe é favorável para um combate corpo a corpo; na esfera espiritual, o escudo da fé é o firme fundamento das coisas que se
esperam e a prova das coisas que não se veem. Hb.11.1. 

1- É arma de defesa.

De quem temos que nos defender? Temos que nos defender do ataque do inimigo, ataque este que visa trazer ao crente a frieza espiritual; uma vez o crente estando frio estará indiferente a Palavra de Deus; para que o crente consiga manter o fervor espiritual precisa estar escudado na fé. A fé conduz a certeza de que toda a profecia bíblica é verdadeira. Com isso o crente tem argumentos para debater de forma sadia a natureza de sua vida espiritual, a todos que procurarem para saber acerca do Evangelho. Por outro lado como arma de defesa impede que os dardos do maligno consiga atingir o seu alvo, que é a vida do crente fiel a Deus.

2- É arma de ataque.

Alguns crentes por temerem o inimigo, estão sempre no último pelotão, podendo a qualquer momento desertar, abandonar o fronte de batalha. O escudo da fé como arma de ataque, possibilita o avanço contra o arraial do inimigo e permite aquele que possui este equipamento possa estar à frente, no pelotão de ataque, para guerrear contra a frieza, o desanimo e as heresias que vem de encontro contra a Igreja do Senhor, e fere a verdadeira doutrina bíblica. Aquele que não tem firmeza na fé e levado por qualquer vento de doutrina. Tomemos posse do escudo da fé e não deixemos a nossa posição de soldado do Senhor Jesus.  

3- É a arma que neutraliza os dardos inflamados do maligno.

O inimigo da igreja, deseja ver a queda daquele que é servo de Deus, por isso constantemente lança contra os servos do Senhor, os seus “dardos inflamados” com o objetivo de atingir o cerne da vida cristã, que é a fé genuína em Deus. O escudo da fé impedirá que estes dardos entre em contato com o corpo de Cristo a Igreja. É imperioso que todos estejam munidos com o escudo, e assim estará apto para continuar firme neste propósito que em síntese é ser um bom soldado no campo de batalha.

II- QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ESCUDO ESTAR ENVOLVIDO COM A FÉ.

Todos entendemos a necessidade da fé em tudo que fazemos, a fé natural que está presente no dia dia das pessoas, a fé salvívica que conduz as pessoas ao encontro de Jesus e proporciona a salvação e a fé como dom espiritual faz com que o crente creia no impossível, no milagre que provem de Deus. O crente deve estar com o escudo da fé por que:

1- Sem fé é impossível agradar a Deus. 

 Todo aquele que se aproxima de Deus, precisa crer que Ele existe, e é galardoador daqueles que o buscam.(Hb.11.6b). É claro que a existência de Deus Foge ao raciocínio humano devido à necessidade que tem de ver e tocar no que vê, por isso só tem fé em Deus aquele que aceita ser convencido pelo Espírito Santo e entrega-se sem reserva ao Senhor Jesus. A Palavra de Deus impulsiona-nos , a trabalhar para o Senhor com a motivação de aqui em parte recebermos as bênçãos de Deus, e na eternidade a vida eterna, e o “bom salário” que o senhor “pagará” a cada um segundo o que tiver feito.

2- A fé leva-nos a acreditar nas promessas de Deus. 

Existem muitas promessas inseridas na Bíblia Sagrada, para aquele que é fiel a Deus, além destas há também outras que não estão diretamente na Bíblia, embora na sua maioria faça parte do contexto bíblico. Promessas acerca da chamada misterial, conversão de familiares, prosperidade na vida espiritual e financeira; enfim , muitas outras promessas, com certeza você também têm promessa de Deus para cumprir em sua vida, enquanto está militando aqui com a igreja do Senhor. Lembre-se alguém disse: “Quem tem promessa de Deus não morre enquanto ela não tiver cumprido na integra”. Usemos o escudo da fé para impedirmos que o inimigo coloque dúvidas quanto à promessa que o Senhor tem para a nossa vida. 

3- O justo viverá da fé. 

O que é viver da fé? Viver da fé, é manter-se no viver diário a esperança do cumprimento das promessas de Deus, sendo que na vida cristã não existe o caminho de volta, o rumo a seguir esta sempre apontando para Cristo, caso o crente volte atrás ele precisa estar consciente que o Senhor não tem prazer nele.(Hb.10.38.). Muitos foram os homens e mulheres que alcançaram o testemunho através da fé, eis aí alguns deles: Abraão (Hb11.8-18), Enoque andou com Deus (Hb.11.5), Noé construiu a arca (Hb.11.7), Abel ofereceu maior sacrifício que Caim (Hb.11.4), José confiou na promessa de Deus (Hb.11.22), Moisés foi chamado por Deus (Hb.11.22-29), Raabe acolheu os espias em sua casa (Hb.11.31), enfim tantos outros (Hb.32-38), e a Igreja (Hb.11.39-40).

III- POR QUE O CRENTE NÃO PODE DEIXAR ESTE ESCUDO?

Devido os ataques e embate que o inimigo tem lançado contra o crente, torna-se imprescindível que ele tome posse do escudo da fé, que irá apagar os dardos inflamados do maligno. 

1- Porque é a certeza de uma vida vitoriosa.

Não há como falarmos do sol, sem lembrarmo-nos da força que ele tem. O crente por sua vez é conhecido pelo grau de fé que possui. Quando Cristo desceu do Monte da Transfiguração Ele encontra alguns dos seus discípulos, que por algum tempo lutaram para repreender o espírito imundo, que aprisionava um jovem; foram eles duramente repreendidos pelo Senhor.(Mt.17.20). A fé permitirá o crente voar sob orientação do Espírito santo, e cumprir os desígnios de Deus. 

2- Porque elimina a fúria que o inimigo tem contra ele. 

Sabemos que o inimigo tem desejo em prejudicar os servos de Deus; e uma das armas que ele usa é o desânimo, para tirar do crente o fervor espiritual. Quando este crente que está sendo atacado tem o escudo da fé, fica imune e tem meios espirituais para neutralizar esta situação que o inimigo levanta contra ele. O escudo da fé, portanto, elimina os ardis ataques do diabo contra a vida do crente.
  Conclusão:

Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!