quinta-feira, 12 de julho de 2012

Valores da Fé e do Trabalho


VALORES DA FÉ E DO TRABALHO

I - O que tem haver a fé com o trabalho?

É a fé que une e aproxima o ser humano de Deus; aqueles que porventura vivem sem ter fé em Deus, não conseguem ao longo de sua vida, um bom desenvolvimento espiritual, emocional, psicológico, e profissional. Aquele que não consegue  aproximar-se de Deus, alguma coisa em sua vida esta faltando; todos nós independente de classes sociais fomos feito para a adoração à Deus, dentro de nós há um espaço do tamanho de Jesus, e este espaço precisa ser preenchido por Deus, e senão for, será por outras coisas até ilícitas e quando não conseguimos preencher o nosso coração , parte de nós estará num vazio e  escuro muito grande. É a fé que rege a nossa vida espiritual, e quando nós estamos bem em harmonia com o Pai, tudo que viermos á fazer vai prosperar, o trabalho vai melhorar, iremos trabalhar com prazer, pode ser o trabalho mais humilde, mas vai ser desenvolvido de modo agradável e prazeroso. Cada um deve valorizar a oportunidade que estar tendo, procurando sempre fazer o melhor, ganhando muito ou pouco, valorizando sempre o trabalho que tem

II - Os valores do trabalho

Quem criou o trabalho? O trabalho foi criado por Deus, como algo digno para o homem. No principio o trabalho não era tão árduo como agora, o homem comeria "do suor do seu rosto", hoje devido a grande concorrência no mercado do trabalho, as vezes há  uma deslealdade e discriminação com aqueles que exercem certas funções no mercado do trabalho. Entretanto com alguém disse uma certa vez "O Trabalho Dignifica o Homem". O trabalho  eleva a moral da pessoa, faz delas  pessoas mais alegres, realizadas, podendo comprar, negociar, com o fruto do seu trabalho, o seu dinheiro. Todos vocês em especial que fazem parte desta grande família chamada CAMP, procurem valorizar os momentos que juntos vocês passam aqui, recebendo de um modo tão especial, uma preparação que lhe será útil por toda a sua vida. Valorize porque alguns queriam ter esta oportunidade que vocês tem, mas infelizmente por um motivo ou outro não pode estar aqui recebendo este preparo para a vida. É comum depararmos com pessoas insatisfeitas com a profissão que exercem, mas se perguntarmos se estão buscando uma preparação para o mercado de trabalho, infelizmente a resposta não seria muito objetiva, porque nada fazem para melhorar profissionalmente.

III - A gratidão quanto a tudo que Deus nos proporciona, em especial ao trabalho.

O conhecimento que adquirimos nunca vai ser demais, no momento certo ele será utilizado, e se este conhecimento estiver envolvido com a vontade de Deus ficará melhor ainda. Todos os dias estamos buscando ter mais conhecimento e isto é muito bom, através do que aprendemos é que construímos a base da nossa vida. Quando estiver numa posição elevada, não esqueça das pessoas que ajudaram você chegar lá. A gratidão deve ser algo essencial na vida do ser humano, vocês em especial que estão  formação para vida não pode jamais esquecer, que  embora seja independente, único, precisa do seu próximo para o desenvolvimento da sua profissão. Reconheça a importância da sua família, de um amigo, do seu instrutor, não despreze, seja grato a todos aqueles que tem servido de base para a tua vida. A fé sem ação é morta, mas através do trabalho ela pode crescer cada dia mais.
  Palestra no CAMP - Pr.Valmir Ribeiro                          

Princípios da Ética Cristã


I - Ética Cristã

Introdução: A Ética pode ser definida como o estudo crítico da moralidade. Consiste da análise da natureza da vida humana, incluindo os padrões do "certo" e do "errado". Em resumo: ética é na prática aquilo que você pensa e faz.

A Ética Cristã, no contexto evangélico, é um somatório de princípios que formam e dão sentido à vida cristã normal. É a marca registrada de cada crente. É o que cada crente pensa e faz. Por aquilo que ele é faz, vai evidenciar a sua dependência de Deus e do seu próximo. Dependendo desses princípios, essa decisão pode ser boa ou má, benéfica ou prejudicial a quem se destina, pessoa ou comunidade.

I - Diferentes tipos de ética
Quanto à sua aplicação, a ética pode ser vista sob os seguintes aspectos; ética social (Abrange os princípios que regem o comportamento da família e da sociedade como um todo), política (fala dos princípios de condução e administração do bem público, do Município, do Estado ou da Federação) e religiosa (tem a ver com os princípios que regem o comportamento espiritual do homem, pertença ele religião que pertencer, ou professe ele a crença que professar). Além destes três tipos, existem outros tipos que estaremos estudando de modo bem sintético.

Ética Imediatista
Este é o estágio do comportamento no qual a ação a parece por nenhum tipo de premeditação. Qualquer pessoa que esteja no nível de imediatismo não é um indivíduo ético na verdadeira acepção da palavra. Ocorre quando alguém fala ou reage sem pensar.



Ética da Tradição
Muitas pessoas tomam quase todas as decisões de acordo com a maioria que predomina, não por sua inteligência. Não se preocupa com o resultado da sua escolha; se foi certo ou errado, mas dizem é isto que querem que eu faça. Por exemplo, muitas pessoas vão à igreja aos domingos só par passar um tempo, e não para um momento de adoração ao Senhor.

Ética Hedonista
Um hedonista é uma pessoa cujo conceito ético supremo é o prazer. Ele acredita que o valor duma ação é medido pela quantidade de prazer que ele assegura. Assim, o bem é identificado com aquilo que dá prazer, e o mal com aquilo que causa dor. 
Por conhecer o mal que este conceito ético conduz, certo servo de Deus orou: "Jesus, se te sigo porque tenho medo do inferno, queima-me nas labaredas do inferno. Se te sigo porque quero entrar no céu, não me permitas entrar no céu. Agora, se te sigo porque te amo, não me impeças entrar na glória e lá contemplar para sempre a tua eterna beleza".

Ética Naturalista
        Segundo a ética naturalista, o homem é produto da natureza ou seja, é produto de um processo evolutivo. Este é o conceito ético no qual se apóia a teoria da evolução das espécies, muito em voga nos dias atuais. A ética naturalista defende:
1.    À rejeição de todos os esforços para proteger os fracos, prevalecendo, portanto, a lei e a justiça do mais forte.
2.   O naturalismo repudia a interferência na natureza, a fim de encorajar a sobrevivência dos inabilitados que ela quer eliminar. Não apóiam àqueles que cuidam dos doentes e condenam aqueles que empregam dinheiro, tempo e esforço no intuito de preservar os mais fracos.
3.   Segundo este conceito ético, somente as pessoas doentes, que a recuperação possa trazer alguma vantagem para a sociedade, devem receber cuidados médicos. Os outros, principalmente os velhos, devem ser destruídos.
Dotados deste conceito ético, os primeiros conquistadores da América do Norte, pretendendo justificarem-se, como exemplos tomaram um fato ocorrido no Antigo Testamento. A fim de justificar seu tratamento desumano contra os índios, quiseram eles identificar-se com os israelitas em cujas mãos Deus entregara os cananeus para serem destruídos. Assim, os naturalistas tinham poder para massacrar os índios. Adolfo Hitler, procurando estabelecer a supremacia de uma super raça ariana, condenou mais de seis milhões de judeu à morte.

Ética Relativista
O conceito da ética relativista, "o homem é a medida de todas as coisas". Uma opinião é tão boa quanto à outra e cada pessoa deve estabelecer seus próprios conceitos éticos, que para ele serão verdadeiros para ele mesmo e mais ninguém. No meio religioso vemos acontecer este conceito: "Todas as religiões são boas, desde que exercidas com sinceridade", ou" Todas as religiões conduzem o homem a Deus". Noutras palavras: Certo é o que eu considero certo e errado o que considero errado.

Ética Estética
        Este conceito esta relacionado com os sentimentos e emoções humanas para dar significado à vida e transformar insignificâncias em beleza. Segundo este conceito o importante é o exterior, a aparência e não o que esta no seu interior.

A Ética Cristã

        No contexto evangélico, Ética Cristã - É um somatório de princípios que formam e dão sentido a vida cristã normal. É a marca registrada de cada crente. É o que cada crente é, pensa e faz. Por aquilo que o crente é faz, evidencia a sua dependência de Deus e do próximo. Aqui está a fundamental diferença entre ética cristã e ética como simples estudo crítico da moralidade.

Evidências da Ética Cristã
Como modelo de vida concreta, ética cristã apresenta o crente ao mundo de quatro formas:
1.    Uma pessoa nascida de novo. Para viver vida nova, torna-se necessário que o homem nasça de novo; nasça de Deus e para Deus. ..."Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3.). Deus quer que sejamos  uma nova criatura (2ªCo.5.17).
2.   Sal da terra. Todos que já experimentaram o novo nascimento, agora demonstram no seu dia, diante das pessoas que tem o sabor para conservar este mundo (Mt. 5.13).
3.   Luz do mundo. O cristão como luz do mundo precisa esta refletir o brilho do Senhor Jesus, aos limites mais obscuros da sociedade (Mt. 5.14).
4.   Testemunha de Jesus Cristo. Todos os filhos que aceitaram à Cristo como seu Salvador e agora são chamados filhos de Deus, precisam viver uma vida de verdadeiras testemunhas de Cristo; independente da situação que estamos vivendo, não podemos deixar de testemunhar do que temos visto e ouvido do Senhor Jesus.

II - Bases da Ética Cristã

    Como um princípio definido de vida, a ética cristã repousa sobre bases igualmente definidas, como sejam: o Decálogo, os profetas do Antigo Testamento, além de outros textos da Palavra de Deus.

O Decálogo
Os dez mandamentos foram dados a Moisés no monte Sinai (Êx.20), foi o primeiro trado ético dado pelo Senhor com o propósito de reger o comportamento do ser humano. O Decálogo estabelece deveres do ser humano para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.

Os Profetas
Aos profetas, coube de modo especial a responsabilidade de interpretar e popularizar o ensino da Lei. Eles eram com um tipo de vigilantes, as atalaias que promoviam a vontade de Deus para o desenvolvimento espiritual e social da nação. Eram responsáveis em confirmar a fé dos humildes e tementes a Deus, e condenar a auto-suficiência dos arrogantes e elevavam a fidelidade e justiça divina acima de todo e qualquer padrão humano.

Novo Testamento
        O Novo testamento é rico em noções de ética e cidadania. O Senhor Jesus disse: "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai e reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta" Mt. 5. 23-24. O texto aqui vai nos levar a viver bem com todas as pessoas; pesar em nosso subconsciente as nossas ações, a fim de vivermos bem com todas as pessoas. E é nas Epistolas que o Senhor Jesus deu entendimento aos apóstolos, para ensinar como os membros deveriam viver sem ferir a ética cristã. O apostolo Paulo ensinando aos irmãos de Colossos disse que os crentes deveriam suportar e perdoar uns aos outros... Tem que gente "fere" a ética, sem se preocupar, com a verdade  ou a mentira; quem já se despiu da velha natureza humana, não pode viver preso nela (Cl.3.9;13). Lembremos que o ser humano sem Deus vive do jeito que quer, e uma grande parte sem qualquer tipo de ética.

II -  Conceitos Éticos para família
O lar
         O lar é expressão física do casamento e da família. Quando pensamos no lar, vem à mente, um homem, uma mulher, filhos, casa, alimentos, e outros. O lar bem estruturado é fundamental para uma sociedade melhor mais equilibrada, e principalmente uma Igreja mais abençoada, com famílias bem fundamentadas. Uma família começa, quando um homem e uma mulher se sentem atraídos um pelo outro.

O namoro
Quando o homem e a mulher estão atraídos um pelo outro começam o namoro. O namoro é o meio pelo quais os começam a conhecerem um ao outro, para futuramente formar uma família. Para a sociedade que não esta compromissada com a Palavra de Deus, de um modo geral a ética é colocada de lado; no namoro já tem relacionamento sexual e não há um compromisso sério entre o casal.
·        O namoro é um compromisso de caráter.
·        O namoro é coisa séria.
·        O namoro é coisa de gente adulta.
·        O namoro deve envolver responsabilidade e respeito mútuo.
Como o namoro é o primeiro passo dado por aquele que busca o parceiro ideal com quem vai viver o resto da vida, é fundamental que ambos o rapaz e a moça somem, ao amor que os une, responsabilidade e o respeito mútuo. E caso não dê certo este se namoro terminarão sem ter maior um constrangimento.

O noivado
        Há um falso pensamento, que não se pode orar para a escolha do par ideal; porém é um erro pensar deste jeito, se pedimos ao Senhor para nos ajudar nas outras escolhas e decisões que fazemos, por que não pedir também a Deus por esta escolha tão importante. Tem que ter cuidado para não prender-se há um jugo desigual (2 Co 6.14).
·        Os noivos precisam conhecer melhor as famílias que estarão fazendo parte após o casamento. Caso haja alguma dúvida, deve ser esclarecida antes do casamento.
·        Separem um tempo para a oração. Um encontro com Deus, a fim de que ele possa direcionar suas vidas a uma união feliz. Deus sabe o que é melhor para os seus filhos. Importa sua benção sobre o amor que os une, hoje e no futuro.
·        Já consciente da aprovação divina, ambos buscarão seus pais, para acertarem então o dia do noivado.
·        Os pais aprovando este ato devem procurar o pastor da igreja, para comunicar esta decisão, e como será feito o noivado.
·        No entanto durante o noivado não é, para adiantar ás núpcias.

O casamento
        Mesmo sendo abençoado por Deus, o casamento não é um sacramento nem um mandamento divino. De acordo com as Escrituras, e principalmente nas Epístolas Paulinas, o casamento é uma escolha pessoal do indivíduo. Segundo o apóstolo Paulo, ideal seria que o homem não se casasse; porém, por causa da impureza, o homem deve ter a sua própria mulher e, cada mulher, o seu próprio marido (1 Co 7. 1,2). A orientação portanto sobre o casamento é, deixará o homem e a mulher seus pais, se unirá e formará uma nova família (Mt. 19.5).

Motivos para o casamento
Complemento Afetivo. Tudo que Deus fez foi bom, mas quando Ele viu que Adão estava sentindo só, formou de uma de sua costela uma linda mulher e deu a Adão, para que ele pudesse ser completado afetivamente.
Procriação Legítima. Havendo Deus formado a mulher, entregou ao homem e abençoou-os e disse: "... Sede fecundos multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai". (Gn.1.28). Além de o casamento ser um complemento afetivo, é também, o meio por onde as famílias crescessem em expansão numérica.
União Abomináveis. Observe que Deus criou o homem e a mulher; Deus não fez um terceiro sexo (homossexual), Deus criou macho e fêmea, para que formassem a família. Em alguns lugares já esta sendo oficializado o casamento dos homossexuais, mas esta união é uma afronta ao Deus vivo.
Atividade Sexual Legítima. Segunda a Ética moral na família, a atividade sexual do homem e da mulher, restringe-se somente recinto do casamento. Por isto, sob a influência do Cristianismo, muitos povos adotam esta postura como norma ética, ainda que na prática, a maioria sem Deus tenha este princípio ético com absoleto, "fora de moda".
Os princípios básicos da ética começam no seio da família. Cabe aos pais, ensinarem aos filhos como devem proceder em meio à sociedade onde estão inseridos.

III - Ética na vida Ministerial

O Obreiro Como Homem
        De princípio devemos ver no obreiro, alguém como qualquer pessoa. Alguém de carne e osso, que espera ser compreendido, amado, e ajudado, fica alegre, triste, fica cansado exausto após um dia de atividades. É marido, pai; como os demais homens têm virtudes, e está sujeito também ao fracasso.

        Observaremos a seguir alguns pontos éticos e pessoais que o obreiro precisa ter cuidados.
1.    Estar sempre na dependência e proteção divina. É o fraco sendo fortalecido no Forte. E só assim é possível estar seguro e permanecer em pé no dia da adversidade.
2.   Oração e vigilância é a marca para o obreiro não cair em tentação. Porém alguns pensando ser forte negligenciam e desfalecem na chamada. E ficam vulneráveis aos dardos inflamados do maligno.
3.   Poucas áreas da vida do obreiro carecem de cuidados, como contato excessivo com o sexo oposto.
4.   O temperamento é a marca registrada de todo ser humano e distingue uns dos outros. É parte inseparável da personalidade humana, desde o seu nascimento até a sua morte. O obreiro deve sob a orientação do Espírito Santo, controlar o seu temperamento, para não colocar em cheque a sua chamada espiritual.
5.   Controlar a língua, para que não venha falar tudo que vier à mente. Quem fala o que quer, pode ouvir o que não quer. O mau uso da língua pode trazer conseqüências desastrosas.

O Obreiro e Seus Colegas de Ministério
        O sucesso ministerial do obreiro cristão é resultante duma série de fatores. Não há como mencionar aqui sua totalidade, porém enfatizaremos a necessidade de o obreiro valorizar os seus colegas de ministério.

O Obreiro e a Ética com Seus Cooperadores
1.    Trate bem os seus obreiros cooperadores, na qualidade de co-participante das responsabilidades do ministério que Deus lhe confiou.
2.   Nunca tomar decisões que venha afetar a Igreja e ao interesse da obra de Deus, sem prévio entendimento com seus cooperadores. É de suma importância que os prós e os contras sejam avaliados por todos.
3.   Não force os seus cooperadores a aceitarem suas decisões só porque estas lhe pareçam melhores. É bom ouvi-los e considerar suas decisões.
4.   Não manipule as idéias dos outros, eles como você não gostam de ser levado a fazer alguma coisa sobre pressão.
5.   Evite liderar por "ordem", se quiser continuar gozando da simpatia dos seus cooperadores.
6.   Use a ética no púlpito, não trate mal um dos seus cooperadores. Quando precisar repreender alguém, chame à parte; persistindo o erro chame dois ou três obreiros. Se persistir devido o abuso, aí cabe levar ao conhecimento de toda a congregação.
7.   Caso por descuido trate alguém mal no púlpito, seja humilde para retratar-se também publicamente.
8.   Reconheça o trabalho que cada esta desenvolvendo, não centralize todo o trabalho em você. O trabalho do ministério não é de um, mas de todos.

Não faça críticas destrutivas e nem permita que qualquer outra pessoa o faça, sobre um seu colega de ministério. Aborreceu-se contra algum colega de ministério, procure resolver a questão pessoalmente. Mostre-se disposto para ajudar colegas que estejam sofrendo algum tipo de problema em suas Igrejas. Quando convidar alguém para cooperar consigo, faça o possível para que ele sinta-se bem, hospede-o da melhor maneira que puder. Se tiver despesas com passagem, cubra; sempre quando possível ao trazer um amigo de ministério de uma oferta extra.
Evite a fama de briguento, grosso mal-educado e intransigente com os seus colegas. Antes de julgar a ação dos outros pergunte a si mesmo: O que eu teria feito estando em seu lugar?

Oficiando Atos Eclesiásticos       
        O obreiro precisa ter uma atenção especial, quando for realizar um ato eclesiástico. Deve ter uma palavra específica para cada momento, se é uma cerimônia fúnebre, use o texto bíblico que traga conforto aos familiares. Uma vez eu ouvi dizer que um irmão, num jantar de casais, leu sobre o endemonhiado de gadareno... Não tinha nada a ver com o assunto do momento. Visitando uma pessoa enferma, não diga que ela já esta "mais pra lá do que pracá". Estes exemplos são para alertar aos irmãos acerca de como proceder diante das mais variadas tarefas que desenvolve o obreiro.

Princípios Básicos de Etiqueta e Higiene e Linguagem

Além dos cuidados que o obreiro deve ter quanto a sua comunhão com Deus e o seu ministério, ele deve ter também cuidados especiais com a sua maneira de ser e de agir em outras áreas da vida, com, por exemplo, a sua maneira de vestir e a sua higiene pessoal.
Cuidado no trato

        Há obreiros que em um guarda-roupa mais sortidos, têm condições de variar seus trajes. Outros, porém que são menos favorecidos nesta questão, e não pode variar muito o seu modo de vestir. Mesmo não tendo muito recurso, não justifica o obreiro andar mal arrumado ou sujo todo desconjuntado.
O obreiro precisa ter em mente, que ele é um representante legal de Deus na terra, e por isso deve ter o cuidado de trajar como um verdadeiro cidadão do céu. O modo como o obreiro traja vai depender da região onde ele vive. Alguns pontos a considerar:
1.    Trazer calçados sempre bem limpos;
2.   Ter a roupa sempre limpa, bem passada, sem falta de botões ou descosturados;
3.   Combinar as cores da roupa que vai usar, a começar da gravata;
4.   Deve ter os cabelos aparados e bem penteados, sempre;
5.   Ter o rosto sempre barbeado;
6.   Ter as unhas bem aparadas e limpas;
7.   Cuidar da higiene bucal escovando-os dos dentes, e sempre que possível procurar o dentista.

Outro cuidado que obreiro deve ter é com a linguagem, na Bíblia está escrito:" Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tm. 2.15).
Tomando como base este versículo, vamos falar de modo sucinto, sobre a necessidade de o obreiro equilibrar a sua linguagem. O uso correto da linguagem é muito importante porque quem usa o púlpito esta formando opinião e se não falarmos de modo coerente à palavra de Deus, podemos atrapalhar o crescimento das outras pessoas. Sabemos que nem todos têm uma formação acadêmica, mas nem por isso vamos relaxar com o nosso vocabulário. Tem ótimos dicionários da língua portuguesa que pode auxiliar o obreiro na melhoria do seu vocabulário, também há bons dicionários bíblicos que pode ajudar o irmão na pregação do Evangelho, e os bons livros pode ajudar o desenvolvimento intelectual das pessoas. Se o obreiro tiver um bom conhecimento da palavra de Deus, não precisará ocupar o seu tempo com palavras incabíveis para o momento. São comuns algumas pessoas usarem o púlpito para "alguns desabafos", enquanto na realidade o altar do Senhor é para trazer benção à vida das pessoas. Não podemos falar mal de ninguém no altar do Senhor, entretanto algumas pessoas costumam dizer que "Eu falo mesmo", e não se importa com quem esta ouvindo. A Ética serve para conservar a moral das outras pessoas; a ainda que a pessoa esteja errada, não é bom usar o seu nome, sem que a mesma esteja presente, e tenha direito de resposta. Tem assuntos que podem ser administrados além do púlpito, e trazido a resposta ao povo com o caso já resolvido. Cuidado com as palavras, porque ela tem o poder de abençoar, ou amaldiçoar aqueles que estão ouvindo.

Conclusão:
Chegamos ao final deste estudo, e espero que cada um dos queridos irmãos, tenham tirado algum proveito dele  e lembrando que a ética é fundamental para o crescimento espiritual de cada um de nós.

Bibliografia
Oliveira, Raimundo Ferreira de, Ética Cristã: A vida no dia a dia EETAD 2003.


Contato:
Pr. Valmir Ribeiro dos Santos
Orkut: Pr. Valmir Ribeiro
www.facebook
Tel. 031-21-26442526 - 031-21-9930-4579 

Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!