quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Resgatando os Valores Perdidos Numa Geração sem Valores Morais!


Introdução:

            Esta geração está experimentando os maiores avanços na ciência e na tecnologia (Dn.12.4), com isso os valores espirituais estão ficando no esquecimento, levando a humanidade esquecer qual é na realidade a sua função neste mundo.

I – RESGATAR, PAGAR À DIVÍDA 2Tm3.14.

Resgatar é a mesma coisa que pagar à dívida. Analisando por este lado reconhecemos que  há alguns anos deixamos de cumprir e assumir a nossa posição como povo de Deus, e por isso a nossa conta está muito alta, daí então a necessidade de resgatar estes valores que foram perdidos ao longo destes anos.

1 – Temos um preço à pagar Fp 2.5-11.

            Para resgatar alguma coisa, há um preço que precisa ser pago. Este preço pode variar dependendo do que vai ser resgatado. Quando falamos em resgatar numa geração sem valores, precisamos estar cônscios que estaremos indo de encontro a grande maioria que não tem compromisso com Deus. Quando não somos a grande maioria, corremos o risco de ter a nossa voz abafada pelo grito da multidão(Jo.19.6).

2 – O resgate requer sacrifício.

            É impossível alguém que queira resgatar, não precise fazer algum tipo de sacrifício (Ef.5.2). O sacrifício está relacionado com empenho, carecemos de nos empenharmos para que a mensagem que pregamos surta algum efeito nesta geração contaminada com o pecado.

3 – Resgatar é libertar alguém.

Esta geração precisa de uma intervenção divina; Jesus não vai humanizar-se para libertá-los, Ele conta com a sua agência na terra; a igreja. A igreja necessita receber mensagem do trono de Deus, e convicta de sua fé sair demonstrando ao mundo o poder libertador do evangelho (Rm.1.16).

II –A SOCIEDADE VIVE DE FORMA BANALIZADA.

            A vulgaridade tem tomado proporções gigantesca; está se tornando vulgar ser crente no Brasil, devido pessoas que vem para o evangelho e não querem experimentar as mudanças que ele produz.(2Co.5.17).

1 –Não há temor à Deus.

O temor é o princípio da sabedoria (Pv.1.7), entretanto há aqueles que julgando-se sábios aos seus próprios olhos (Is.5.21; 1Co.3.19), estão vivendo sem qualquer temor a Deus. Fazendo o que parece mal aos olhos de Deus.

2 – As pessoas usam meios impróprios para conseguir o que quer.

Não importa para algumas pessoas, quão perigoso seja o caminho até a conquista de algo; vale tudo; vender o corpo como um produto, para satisfazer  seu ego. Passar por cima de todo mundo, não respeitando ninguém. Pai e mãe, família está em ultimo plano, tudo isto para saciar a sua ansiedade incontrolada de ter, possuir, ouvir as pessoas gritarem o seu nome (2Pe.2.10-19).
3 – Como o jovem cristão deve portar-se?

A palavra de Deus em 1João 1.14, dá-nos três fundamentos importantes que precisamos considerar:

1.    Sois forte – O  jovem no seu natural, tem força e vigor físico, que possibilita mais rapidez e agilidade para fazer alguma coisa. Juntando esta força física com a virtude do Espírito Santo, ele não tem porque viver sendo sujeito ao diabo e o mundo (Tg.4.7).

2.        A palavra de Deus – O jovem cristão precisa ser alimentado com a palavra de Deus. Da mesma forma que o nosso corpo físico carece de um bom alimento , a nossa alma tem fome e sede da palavra de Deus (Sl.63); e se não for bem alimentada irá buscar satisfazer-se com as obras da carne (Gl.5.19-21). A palavra de Deus trará ao jovem crente a importância viver alimentado com ela.


3.        Venceste o maligno – O maligno já teve a sua  derrota decretada no Gênesis e no calvário nosso Cristo derrotou-o para sempre (Ap.1.17-18), porém ele é teimoso e persistente, e peleja para tentar intimidar o servo do Senhor; cabe ao jovem cristão vestir “ as armas espirituais”,  partir para a batalha e perseverar até o fim.

III – VALORES ESTÃO SENDO TROCADOS POR “PALHAS”.

            O que é mais valioso para nós? Sem dúvida alguma, a salvação da nossa alma, porém quantos tem pedido uma “folga de cinco minutos” para aproveitar a vida e entram no mundo tenebroso do pecado. Preservemos tudo que de valor o Senhor tem dado.(2Tm.2.22).

1 – A força da luta, pelo comodismo.

O que é mais fácil lutar ou ceder ao comodismo? Há um grande número de irmãos que ao invés de lutar para ver o mover de Deus na sua igreja, esta cedendo ao comodismo dizendo: é normal, a igreja não é mas a mesma, bom era no passado, hoje não tem mais jeito. A palavra de Deus adverte-nos (Is.55.6).

2 –A coragem, por espírito de timidez.

O espírito de timidez tem andado lado a lado com alguns crentes, impedindo-os de tomar decisões que conduzem a igreja ao crescimento espiritual. Por isto estes crentes são conhecidos somente na igreja, por terem medo de dar ao mundo o seu testemunho pessoal.

3 – O preço a ser pago está ficando em segundo plano 1Ts. 5.17-22.

            Oração, jejum, leitura da palavra de Deus, consagração pessoal está em segundo plano. Alguns dizem que não precisa mas orar, jejuar, isso foi para a igreja do passado. Ora o nosso corpo físico precisa de um bom alimento, da mesma forma a nossa alma deve estar bem alimentada da palavra de Deus, e protegida com ao oração e o jejum. Existe alguns que dizem que Deus só quer o coração. Entretanto o nosso corpo, alma, e espírito deve ser totalmente consagrado a Deus

IV – O QUE FAZER PARA RESGATAR ESTES VALORES PERDIDOS?

Cada um de nós ministros, obreiros, congregados, somos responsável por manter nosso altar sempre aceso com a chama do Espírito (Lv.6.8-13). Cabe a liderança incentivar o povo buscar o Espírito Santo, para que tenhamos crentes que apresente bom crescimento espiritual, e não aceite viver apático para as de Deus.

1 – Assumir a posição de filhos de Deus 1Pe.1.13-15.

Como bons filhos de Deus, precisamos honrar o Pai que temos e não podemos aceitar estar nivelado com este sistema mundano, e com a mensagem que é pregada por ele. A mensagem do mundo exala morte; nós filhos de Deus temos a palavra revelada que produz a vida (2Co.2.14-16).
                                                                                                                                                   2- Valorizar o sacrifício vicário de Cristo.

            É de lamentar algumas igrejas que não valorizam o sacrifício de Cristo como antes (1Co.3-11). Um dos desafios que enfrentamos hoje é exatamente este, em hipótese alguma esquecer o valor do sangue derramado no calvário (1Pe.1.18-19). Só o nome e o sangue de Jesus é que pode trazer ao crente a certeza de uma vida cristã vida vitoriosa. O Espírito Santo faz questão de trazer à nossa memória as verdades que são relevante, para a igreja do Senhor.

3 – Reconhecer o senhorio de Cristo.

            Reconhecer o senhorio de Cristo (SL. 23.1) não é fácil,  porque requer renúncia pessoal (Mt.16.24-28), mas é necessário a mudança; vencer nossos desejos para servir a Deus. A nossa vida  necessita como um todo esta subordinada a Cristo, porque só assim é possível viver, vencer e triunfar na vida espiritual.

Conclusão:
            Entendemos que sem luta não é possível viver uma vida cristã abundante, cheia das bênçãos espirituais. Os jovens cristãos precisam com muita urgência, tomar posse do poder que o Senhor Jesus deixou a disposição da igreja, e partir para a batalha usando as armas espirituais que são poderosas em Deus para a destruição das fortalezas (2Co.10.3-4).     


Nenhum comentário:

Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!