terça-feira, 3 de julho de 2012

O Caráter Antecede a Missão


O CARÁTER ANTECEDE A MISSÃO

João cap. 4.1-30

Introdução:
No texto bíblico em que lemos, verificamos algumas lições importantes, que podem ser de grande proveito espiritual para o tema apresentado para este retiro espiritual. Estes versículos tem um grande valor, para aqueles que procuram ser verdadeiros adoradores, em meio à esta geração que não tem valores espirituais algum.

I-             O Caráter.
Definição.
 Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. O caráter com suas qualidades boas ou más, são responsáveis pela maneira como esta pessoa age, regulando suas escolhas e decisões.
"Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras". (Pv.5.21)

"Todos os caminhos do homem são limpos ao seus olhos, mas o SENHOR pesa os espíritos.  Pela misericórdia e pela verdade, se purifica a iniqüidade; e, pelo temor do SENHOR, os homens se desviam do mal. Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. O coração do homem considera o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige Os passos".  ( PV.16.2,6,7,9)

"Cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará? Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta".
(PV.20.6,11).

1-      O caráter e perfil da mulher samaritana antes de encontrar-se com Jesus.

Observamos no texto em que lemos a preocupação que o Senhor teve em promover um encontro com aquela mulher. A Bíblia relata que foi necessário Jesus passar por Samaria e ir até a cidade e Sicar. Por que o Senhor tinha que passar por aquele lugar? Ir até a cidade de Sicar? A resposta é  simples . Ele queria mudar o caráter de alguém; da mulher samaritana. A mulher samaritana era uma conhecedora da tradição que envolvia judeus e samaritamos e sabia que não havia uma relação amistosa entre ambos, devido a divisão do Reino de Israel. As dez tribos de Israel teve como capital Samaria, formando o Reino Norte. Judá e Benjamim teve por capital Jerusalém, formando o Reino Sul. Aquela mulher era dona de um caráter e perfil nada favorável. 1) Era discriminada pela sociedade. (Apanhava água em horário oposto das demais mulheres). 2) Era uma mulher de vida fácil (possivelmente uma prostituta. 3) Havia tido cinco maridos; e o que estava com ela no momento não era dela). 4) Tinha algum conhecimento da tradição religiosa do seu povo; mas no entanto era discriminada pelos próprios religiosos. 5) Era totalmente desprovida da graça de Deus.
       
        2 - Como Jesus viu aquela mulher?

Jesus olhou aquela mulher com o seu olhar de misericórdia (Lm. 3.22); viu que ela era uma sedenta, terra seca, mas um campo fértil se lançando a semente certa ( Mc. 4.20), e  ela seria uma ganhadora de almas com um testemunho muito forte e convincente, após o encontro que ela teria com Ele. Só era necessário que o seu caráter fosse transformado por Ele. Jesus viu que ela seria capaz de deixar toda a pratica pecaminosa que havia dominado a sua vida por todos aqueles longos anos, assim que tivesse tido um encontro com Ele.  Vale apenas ressaltar aqui que todo aquele que realmente aproxima-se de Jesus e aceita-o como o seu Senhor e Salvador, precisa sofrer no seu interior uma mudança radical, que resultará na transformação do seu exterior. Todos quando  chegamos ao Evangelho, trazemos conosco a bagagem mundana, que impede na maioria das vezes o agir de Deus em nossas vidas, mas ainda hoje o Senhor continua pedindo "dá-me de beber" mas se nós não tivermos a nossa vida transformada pelo Espírito Santo , como poderemos dar de beber a Jesus. Alguém pode até pensar assim, parece até um absurdo isto, Jesus quer beber o que? Ora! Jesus quer beber do louvor que um coração sincero tributa a Ele. O Senhor hoje pode pedir de beber a nós; será que estamos conseguindo encher o coração do Pai com o nosso  louvor que estamos apresentando diante do seu altar. É um momento de quebrantamento, reflexão e de reavaliarmos o nossa chamada de adoradores e levitas da casa do Senhor. Podemos conhecer muitíssimo as técnicas, os detalhes que envolve uma bela carreira como cantor, pregador e adorador, porém se estivermos adorando o Senhor só com os lábios, rasgando só as vestes (Jl2.13), isto não enchera o coração do Pai. Há uma necessidade de rasgarmos o nosso coração diante do altar do Senhor; se o que fazemos não for totalmente de coração desarmado, infelizmente Deus não pode receber o nosso louvar, porque Ele não compactua com a falsidade.

      3 - Como aquela mulher viu a Jesus?

No inicio do dialogo, ela viu  Jesus como um simples judeu (v.9), mas nos versículos subsequente, ela vê em Jesus com uma autoridade superior dos demais judeus, chamando-o de Senhor, contudo não tinha ainda experimentado o poder de  Deus. Jesus quando pediu de beber a mulher, foi um meio para atingir o seu objetivo final; a transformação da vida dela. Sem saber que estava diante do Cristo que é maior do que o seu pai Jacó, achou que seria difícil o Senhor tirar água do poço; não sabia que Jesus iria dar-lhe água que faria jorrar um manancial dentro do seu interior, que jorraria para a vida eterna.

II - PONTOS IMPORTANTES À CONSIDERAR.

Há lições maravilhosas que podemos tirar para nós do texto apresentado:

1 - Jesus cria meios quando quer mudar a vida de alguém. V.4.

Jesus é especialista quando quer falar com o homem (a), pega ele totalmente desarmado; quando pensamos que naquela situação não tem mais jeito; ainda hoje Jesus quer entra em nossa casa. Zaqueu (Lc.19.4) é um exemplo destes que só querem ver o Senhor de longe, não querem ter experiências com Ele. Mas ainda hoje o Senhor continua dizendo:" Desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa". Isto é  cear, passar a noite, levantar e tomar café pela manhã com o anfitrião . Estamos dispostos deixar o Senhor ver como é   a nossa vida, no dia à dia?

2 - Jesus procura em nós algo que possa saciar a sua sede. V.7.

Precisamos à exemplo da figueira estarmos preparados para estar saciando ao Senhor em todo o tempo. Como isto é possível? Mediante uma vida de entrega total ao Senhor. O louvor se expressado com máximo de sinceridade, é possível sim alimentar o nosso Senhor. Agora não adianta nós oferecermos a Deus, o que não nos pertence, sejamos autênticos, no modo como nós louvamos ao Senhor. Deus não esta precisando de "Clones Espirituais", mas de pessoas que com o máximo de profundidade adora a Ele sem reserva.

3 -  A tradição de um povo não faz dele nem pior ou melhor do que outro. V.9.

      Infelizmente há muita gente presa a tradição, entretanto a tradição, a religião não tem poder em si mesmo para salvar o ser humano. Quantas pessoas que conhecemos que estão na igreja e o seu testemunho não condiz de um verdadeiro cristão, isso porque o seu caráter não transformado por Cristo. O apostolo Paulo ensina-nos a necessidade de termos a mente de Cristo ,ou seja, o seu caráter. Não é necessariamente porque eu sou pastor e falo línguas, que me torna melhor do que os irmãos que agora estão lendo este material, pelo ao contrário, se que o faço, não for com um coração humilde e sincero, isto não tem validade alguma. O que pode marcar a minha e a tua vida, é o grau de intimidade que temos com o Senhor.

4 - O senhor sempre terá água límpida e viva para aquele que se aproxima Dele. V.10.14.

Nós só estaremos com sede espiritual se quisermos porque o Senhor tem pelo o seu Espírito derramado água em grande quantidade em nossas vidas, caso você ainda não tenha experimentado  desta fonte, ainda há uma oportunidade para saciar-se, matar a tua sede espiritual. Lembremo-nos que Deus tem rios de águas vivas para derramar sobre a terra seca.

5 - Aquela mulher esqueceu até o que foi fazer ali. Agarrou a oportunidade de sua vida. V.15;25;28.

 As vezes há necessidade de esquecermos quem somos para usufruirmos das bênçãos de Deus em nossas vidas. Por estarmos presos a situações ou até mesmo a pessoas não conseguimos viver o que de melhor Deus tem para nós. É bom sempre lembrar que cada um tem um chamado específico da parte de Deus, e Ele vai tratar com cada um individualmente, vai moldar o caráter de cada um para que o tal possa cumprir o seu o chamado sem nenhum impedimento.
  
6 - Jesus tocou na ferida daquela mulher. V.16-18.

 Vai e chama o teu marido. Aparentemente uma conversa normal, mas Jesus sabe como descobrir os nossos pontos fracos. Não adianta esconder Dele, os olhos do Senhor estão em todo o lugar e ver todas as coisas é obvio que nós não somos totalmente santos ainda, mas a exemplo do que escrita esta em Apocalipse 22. 11b, temos que viver em constante vigilância espiritual ; o Senhor consegue ver e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Aquela mulher reconheceu em Jesus uma qualidade diferente, profeta, como profeta o Espírito já tinha revelado para Jesus como era o caráter dela. Interessante Jesus não se intimida com aquilo que fazemos ou somos, o que Ele quer é que deixemos de lado tudo que não provem Dele e vivamos para o louvor de sua Gloria !!!

7 - Jesus deixou bem esclarecido o melhor lugar para adoração. V. 20-24.
 A mulher pensava que era naquele monte o lugar essencial para adorar  a Deus. Com exceção da Igreja do Senhor, não há outro lugar fixo ou definido para a adoração. O importante é estar adorando ao Senhor em todo o tempo e em espírito e verdade. Ou seja com o máximo de sinceridade possível. O sábio Salomão pode expressar em Eclesiastes 9.8, " Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça". A adoração a unção nunca pode faltar em nossa vida; como o corpo precisa do alimento carnal, assim também a nossa alma do alimento espiritual; que só vai receber se de fato nós adorarmos ao Senhor.

III - SAMARITANA TORNOU-SE UMA MISSIONÁRIA.

1 - Deixou o seu cântaro junto à fonte verdadeira.

 Esta deveria ser a atitude de todo aquele que já deixou ser dominado por Cristo. A mulher deixou o seu "velho cântaro", porque havia recebido algo novo. Ela reconheceu na realidade que quem precisava ser cheia era ela. Quantos de nós que também não estamos precisando deixar o "velho cântaro", para experimentar com profundidade os segredos de Deus. O  conhecimento humano e intelectual não consegue fazer de ninguém um bom caráter, mas estar a cada dia enchendo o seu cântaro espiritual, faz com que o seu caráter seja transformado dia após dia. Somos transformados de gloria em gloria (2Co. 3.18).

2 - Foi ao encontro dos seus amigos.

Eu fico pensando que quando aquela mulher foi apanhar água, como eu escrevi no inicio , foi num horário incomum para não encontrar com as pessoas. Depois que teve o encontro com Jesus, houve a restauração espiritual e já não mas preocupada, com iria falar as pessoas ao seu respeito. Ela era totalmente desacreditada; a mau caráter, a  amante, aquela que tomava os maridos das outras, etc... Eles não viram ela conversando com Jesus ,mas agora o brilho do Senhor já refletia, no caráter dela; eles pararam para ouvi-la, e não só isso seguiram-na até onde o Senhor estava.

Conclusão:
lembremo-nos que antes de fazer-mos qualquer coisa para Deus precisamos antes ter a nossa vida e o nosso caráter transformado por Ele e para Ele. Porque é necessário termos o caráter de Cristo em nós, pois O Caráter Antecede A Missão e qualquer coisa que fizermos para o Senhor. Amém.

ALAUESA -Alcançando Almas na Unção do Espírito Santo
Pastor Valmir Ribeiro dos Santos
CEADER: 2812 - CGADB: 32129
Assembléia de Deus - Teresópolis

Nenhum comentário:

Pensamento do Dia

"Não tentar é o mesmo que encruzar os braços quando a Crise está mais aguda"

"Todos Tem o mesmo direito, de lutar e conquistar os seus objetivos, porém existem pessoas que preferem parar e desistir do que seguir em frente. Pense isso"!!

RADIO CPAD

Radio Web CPAD

Atalho do Facebook

Postagens Mais Lidas!